Escritório de Projetos

o PMO da Comunidade de Projetos

O termo de abertura do projeto, também muito conhecido como Project Charter (inglês), é o documento que autoriza formalmente um projeto.
Ele concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.
O Gerente de Projetos sempre deve ser designado antes do início do planejamento e, de preferência, no desenvolvimento do termo de abertura.
O patrocinador do projeto deve aprovar o termo de abertura do projeto.
O termo de abertura do projeto normalmente inclui as seguintes informações:

  • Gerente de projetos designado e nível de autoridade atribuída;
  • Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente, do patrocinador e de outras partes interessadas;
  • Necessidades de negócios, descrição de alto nível do projeto ou requisitos do produto para o qual o projeto é realizado;
  • Objetivo ou justificativa do projeto;
  • Cronograma de marcos sumarizado;
  • Influência das partes interessadas;
  • Organizações funcionais e sua participação;
  • Premissas organizacionais, ambientais e externas;
  • Restrições organizacionais, ambientais e externas;
  • Caso de negócios justificando o projeto, incluindo o retorno sobre o investimento;
  • Orçamento sumarizado.
     

Processos relacionados:

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Veja também

Exemplos de Projetos:Termo de abertura da reforma da casa

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Metodologia PMO: Desenvolver o termo de abertura do projeto

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